Blog do Tinho

Minha foto
Blogueiro.Professor de História e Língua Portuguesa, Gestor Ambiental. E pós-graduando em Educação em Direitos Humanos e Diversidade e em Letras e Literatura Brasileira.

sábado, fevereiro 02, 2013

Alagoas é do Renan?

A consagração de Renan Calheiros (PMDB), presidente do Senado pela segunda vez, favorece a uma conjuntura homogenia na política alagoana.
O Senador Fernando Collor (PTB), não larga a aba do pmdebista, inclusive suas indicações para compor as comissões partiram exclusivamente via Renan. Collor tem demonstrado, mesmo que temporariamente, aliado de Calheiros, inclusive saindo em sua defesa na tribuna do Senado. Muitas das bases municipais de Collor são diretamente dependentes de Calheiros.

Na terra de belas praias, Alagoas, a coisa não é diferente, recente Ronaldo Lessa (PDT), foi indicado para compor o Conselho de Administração do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Os bastidores comentam que o pmdebista teria ajudado nessa indicação, o que em consequência, gerou a discórdia do PSB do Governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), o mesmo, que já havia colocado o pé na parede contra a indicação de Lessa ao Ministério do Trabalho. O fato, é que senadores do PDT de Lessa, como foi o caso do baiano João Durval (PDT-BA), mesmo tendo Pedro Taques (PDT-MT) com candidato de oposição a Renan, optou por votar no alagoano.

O palácio de vidro, da praça dos martírios, com seu habitante ilustre não é díspar, Teotônio Vilela (PSDB), mesmo tendo rompido discretamente com Renan Calheiros, nas eleições passadas, nunca deixou os laços completamente desatados. Teotônio afirmou que Renan era o melhor nome para a presidência. Visualizando a única vaga ao senado em 2014, Teotônio quer toda e qualquer aproximação do Presidente do Senado. E não esquecendo, o PSDB em massa votou no alagoano.

As duas maiores prefeituras alagoanas, a de Maceió que tem como Prefeito Rui Palmeira (PSDB), que foi embalado no berço por Renan Calheiros (PMDB) e a de Arapiraca que tem como prefeita Celia Rocha, sempre tiveram o presidente do Senado como aliado, mais que isso, que o diga Luciano Barbosa (PMDB) que já foi, entre outras coisas, até, ministro por indicação do Senador.

Em Alagoas, podem estar indefinidos quais serão os nomes para substituir Teotônio Vilela (PSDB) no palácio, no entanto, a conjuntura formada até o momento diz que Renan Calheiros(PMDB) é quem vai bater o martelo. Ah! E quem sair vitorioso em 2014, independente do partido, continuará perguntado ao Senador como deve fazer as coisas por aqui.

Nenhum comentário: